segunda-feira, 17 de março de 2014

Por que o umbigo estufa na gravidez?

Por conta da pressão do útero.
O rápido crescimento do útero pressiona a musculatura do abdome. Na região do umbigo, a parede abdominal é mais fina, e por isso mais fraca. Quando o útero cresce, ele empurra toda a parede do abdome para a frente. Como a área do umbigo é mais fraca, ela acaba sendo empurrada mais para fora que o restante da barriga.
Algumas semanas após o parto a maior parte das mulheres volta a ter o umbigo para dentro. Se depois de o bebê nascer seu umbigo continuar para fora ou ainda estiver doendo, fale com o médico, porque, embora seja raro, às vezes surge uma hérnia umbilical que precisa ser corrigida numa pequena cirurgia.

http://brasil.babycenter.com/x25006515/%C3%A9-normal-o-umbigo-sair-para-fora-no-fim-da-gravidez-e-n%C3%A3o-sair#ixzz2wG66IYri


                                               


Por que surge uma linha preta na barriga da mulher grávida?

Por causa dos hormônios.
Conhecida como Linha Alba ou linea nigra é causada pela pigmentação da pele na área em que seu músculo abdominal se distende para acomodar o bebê, ficando ligeiramente separado. As gestantes possuem uma grande sensibilidade a um hormônio relacionado à pigmentação e isso contribui não só para o aparecimento dessa linha, como também para manchas no rosto, o cloasma. Ela tende a aparecer no segundo trimestre da gravidez.

http://diariodebiologia.com/2012/02/por-que-as-gravidas-tem-uma-linha-escura-na-barriga/#.UydpfqhdWgc

                                                                                      

Por que as cigarras cantam no verão?

Para a reprodução.
Os sons estridentes e contínuos, não propriamente um melodioso canto, que elas emitem, são prerrogativa apenas dos machos. Eles os utilizam para atrair as fêmeas. Depois da fecundação, elas põem ovos, de onde saem larvas que se escondem debaixo da terra, assim que nascem. Ali, vivem cerca de dois ou três anos e passam por mudanças de pele. Então, no verão em que já estão suficientemente maduras, saem da terra e sobem pelos troncos das árvores, onde abandonam a capa protetora que as envolvia. A luz e o calor intensos ajudam a enrijecer seu tecido. Um mês depois, o tempo que leva a fecundação e o nascimento das larvas, as cigarras morrem.

                                          

http://super.abril.com.br/mundo-animal/cigarras-so-cantam-verao-440089.shtml

Por que o flamingo fica apoiado em uma perna só?

Para manter a temperatura corporal.
Também acredita-se que os flamingos ficam apoiados em uma perna só, pois isso reduz a fadiga das pernas ou permite que escapem dos predadores de forma mais fácil.
Os resultados do estudo científico acreditam que os flamingos ficam em uma perna para conservar o calor do corpo e, consequentemente, economizar energia. Pode haver outros benefícios de saúde  prestados pela postura dos flamingos, uma vez que se pode minimizar o contato com parasitas ou fungos na água.

                              
http://diariodebiologia.com/2011/10/por-que-os-flamingos-ficam-de-pe-com-uma-perna-so/#.Uydl0KhdWgd
http://www.ehow.com.br/flamingos-ficam-perna-so-fatos_139853/

Por que os pássaros voam em V?

Para poupar energia.
Um novo estudo descobriu que estas aves de asas grandes posicionam cuidadosamente as pontas das asas e sincronizam o bater, provavelmente para pegar o pássaro anterior e poupar energia durante o voo. Esquadrões de aviões pode economizar combustível, voando em uma formação em V, e muitos cientistas suspeitam que aves migratórias façam o mesmo. Modelos que trataram batendo aves como aviões de asa fixa estimam que economizem energia através da elaboração de um ao outro, mas as correntes criadas por aviões são muito mais estáveis do que os remoinhos oscilantes saindo de um pássaro.Estudos anteriores estimam que as aves possam usar de 20% a 30% menos energia durante o voo em formação V.

                                       


                          




http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2014/01/16/cientistas-explicam-por-que-as-aves-voam-em-formato-v/