quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

RAIOS !!! Como se proteger???



Raios são descargas elétricas que ocorrem na atmosfera em regiões eletricamente carregada. Para que ocorra um raio é necessário que existam cargas elétricas opostas (positivas e negativas) entre nuvens ou entre nuvem e solo. Com isto estas cargas são atraídas fortemente e procuram pontos mais próximos a elas, como por exemplo, uma árvore, formando a descarga elétrica.

Segundo o site Brasil Escola um raio pode ser de 3 tipos: da nuvem para o solo, do solo para a nuvem, e de nuvem para nuvem. Um raio dura aproximadamente meio segundo.
Este mesmo site diz que o ar que está entre as cargas, ao se ionizar, torna-se condutor, permitindo assim que ocorra uma forte descarga elétrica. Devido a essa forte ionização do ar que está entre as cargas elétricas em movimento é que ocorrem os chamados relâmpagos, que é a parte visual de um raio. A parte sonora ocorre em virtude do aquecimento brusco e da rápida expansão do ar, produzindo assim uma forte pressão que se manifesta através do trovão, parte sonora. Sendo assim, relâmpago e trovão são conceitos diferentes, mas que tem origem no mesmo fenômeno, o raio.

DICAS PARA SE PROTEGER DURANTE O APARECIMENTO DE RELÂMPAGOS:
-Retirar os aparelhos domésticos das tomadas.
-Não ficar em área descampada, quiosques de palha, barracas
-Não ficar em baixo de árvores para se abrigar.
-Ficar dentro do carro. Apesar do metal do veículo ser um excelente condutor de eletricidade, se atingido não passará a energia para o interior do carro.
-Não falar ao telefone.
-Não tomar banho.
-Não ficar em piscina ou no mar, a água é e uma excelente condutora de eletricidade.
-Não ficar perto de grandes objetos metálicos (cercas, guarda-sol, caixa de som, postes, etc...)
-Não ande de motocicleta, bicicleta (veículos abertos), procure uma proteção (por exemplo túnel).

DICA PRECIOSA:
"Se for surpreendido por uma tempestade com trovões e sentir que seus pelos estão arrepiados ou a pele começou a coçar, um raio pode estar próximo. Se não houver abrigo, o melhor é ficar agachado, com as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles”
http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/saiba-como-se-proteger-dos-raios
                                    
                              
Os raios sempre precisam de um ponto de contato. O raio tem uma energia que chega a 30.000 ampères, cerca de 1.000 vezes a intensidade de um chuveiro elétrico e o suficiente para iluminar uma casa durante um mês. Quando ele chega ao solo, espalha-se pela superfície e atinge quem está próximo. 
http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/saiba-como-se-proteger-dos-raios

"O Brasil, por ser o maior país da região tropical do planeta, é o campeão mundial na incidência de raios, com 50 milhões de casos por ano, de acordo com o Grupo de Eletricidade Atmostérica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)."
http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/saiba-como-se-proteger-dos-raios

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Por que passamos mal com o calor?

Porque a alta temperatura do ambiente faz com que os vasos sanguíneos se dilatem caindo a pressão sanguínea e levando ao mal estar. Além disto, quando a temperatura do ambiente está alta, o nosso organismo reduz o metabolismo para que a nossa temperatura corpórea não aumente. Isso faz que a pessoa sinta uma moleza para as atividades. Somos seres endotérmicos, ou seja, animais capazes de manter a temperatura constante independente da temperatura do meio ambiente. Claro que isto tem um limite, pois sabe-se que o homem suporta até 10 graus sem roupa e 65 graus bem hidratado, passando disto vem o óbito. Também que a temperatura interna máxima que o homem suporta é de 44 graus,e que para o bom funcionamento do corpo a temperatura corpórea deve estar na média de 37 graus. O exercício físico eleva a temperatura do corpo, por isso, é importante estar ingerido água durante a sua prática.

                                             

É certo urinar em cima de uma queimadura provocada pela água-viva?

É verdade que quando a pessoa é queimada por uma água-viva o certo é urinar em cima? Não. segundo pesquisas pode até piorar. O procedimento correto é colocar vinagre no local, ou mamão por conta da papaína, que é uma enzima que neutraliza a ação da toxina. Eles neutralizam a ação dos nematocistos. Jamais jogar água doce em cima, porque ela faz com que as vesículas que contém o veneno estourem, aumentando mais a dor. No máximo jogar a própria água do mar em cima da queimadura. 
Mas por que as águas vivas queimam? Porque elas contêm em seus tentáculos células chamadas cnidócitos que contém uma cápsula chamada nematocisto. Quando em contato com a presa, esta cápsula dispara a toxina, paralisando-a. Como a água-viva é um  animal carnívoro, ela usa esta estratégia para capturar o seu alimento e também para se defender. 
Por conta do aumento da temperatura da água dos oceanos, tem aumentado a sua reprodução e por consequência o aumento do número de espécies. Apesar de ela viver no alto mar, as ondas acabam trazendo elas para a praia. Mesmo morta, não a toque!!! Ela pode liberar a toxina.