quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

RAIOS !!! Como se proteger???



Raios são descargas elétricas que ocorrem na atmosfera em regiões eletricamente carregada. Para que ocorra um raio é necessário que existam cargas elétricas opostas (positivas e negativas) entre nuvens ou entre nuvem e solo. Com isto estas cargas são atraídas fortemente e procuram pontos mais próximos a elas, como por exemplo, uma árvore, formando a descarga elétrica.

Segundo o site Brasil Escola um raio pode ser de 3 tipos: da nuvem para o solo, do solo para a nuvem, e de nuvem para nuvem. Um raio dura aproximadamente meio segundo.
Este mesmo site diz que o ar que está entre as cargas, ao se ionizar, torna-se condutor, permitindo assim que ocorra uma forte descarga elétrica. Devido a essa forte ionização do ar que está entre as cargas elétricas em movimento é que ocorrem os chamados relâmpagos, que é a parte visual de um raio. A parte sonora ocorre em virtude do aquecimento brusco e da rápida expansão do ar, produzindo assim uma forte pressão que se manifesta através do trovão, parte sonora. Sendo assim, relâmpago e trovão são conceitos diferentes, mas que tem origem no mesmo fenômeno, o raio.

DICAS PARA SE PROTEGER DURANTE O APARECIMENTO DE RELÂMPAGOS:
-Retirar os aparelhos domésticos das tomadas.
-Não ficar em área descampada, quiosques de palha, barracas
-Não ficar em baixo de árvores para se abrigar.
-Ficar dentro do carro. Apesar do metal do veículo ser um excelente condutor de eletricidade, se atingido não passará a energia para o interior do carro.
-Não falar ao telefone.
-Não tomar banho.
-Não ficar em piscina ou no mar, a água é e uma excelente condutora de eletricidade.
-Não ficar perto de grandes objetos metálicos (cercas, guarda-sol, caixa de som, postes, etc...)
-Não ande de motocicleta, bicicleta (veículos abertos), procure uma proteção (por exemplo túnel).

DICA PRECIOSA:
"Se for surpreendido por uma tempestade com trovões e sentir que seus pelos estão arrepiados ou a pele começou a coçar, um raio pode estar próximo. Se não houver abrigo, o melhor é ficar agachado, com as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles”
http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/saiba-como-se-proteger-dos-raios
                                    
                              
Os raios sempre precisam de um ponto de contato. O raio tem uma energia que chega a 30.000 ampères, cerca de 1.000 vezes a intensidade de um chuveiro elétrico e o suficiente para iluminar uma casa durante um mês. Quando ele chega ao solo, espalha-se pela superfície e atinge quem está próximo. 
http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/saiba-como-se-proteger-dos-raios

"O Brasil, por ser o maior país da região tropical do planeta, é o campeão mundial na incidência de raios, com 50 milhões de casos por ano, de acordo com o Grupo de Eletricidade Atmostérica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)."
http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/saiba-como-se-proteger-dos-raios

Nenhum comentário:

Postar um comentário